quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um minuto para recordar....

Amanhã fazem exatamente 2 anos que minha avó paterna deixou nosso convívio. Ontem, foi a vez da minha avó materna partir desse mundo e por isso agora eu paro para pensar e colocar em palavras quem ela era.



Minha vó Dinah era diferente de todas as avós que conhecemos talvez alguns me digam "ah, qualquer neto diria isso de sua avó!" mas vou explicar porque.


Minha vó foi, é e sempre será um espírito jovem. no auge dos seus 84 anos ela acabara de voltar de uma viagem internacional e já fazia planos para a próxima. Ninguém dava a ela a idade que tinha porque simplesmente para nós ela era uma jovem de vinte e poucos anos. Sempre bem-humorada, ela gostava de festa e sua casa sempre foi palco de momentos descontraídos. Fazia questão de reunir a família e cozinhar para nós. Oh, e como ela cozinhava! Quituteira de mão cheia! Se você visse alguma receita diferente no programa da Ana Maria, provavelmente no sábado iria provar. Ela cozinhava e não comia, dizia que não gostava da comida que fazia. Vamos sentir muita falta daqueles pratos diferentes...desses momentos.



O que vó Dinah conseguiu, unir toda a família, é seu maior legado. Filhos, netos, bisnetos, genros, noras, sobrinhos faziam companhia a ela todo o fim de semana e nosso desafio e obrigação a partir de agora é não deixar que isso se desfaça.


Além de cozinheira de mão cheia, minha vó adorava viajar... ela aproveitou muito bem a vida. Seu espírito jovem, a fazia igual aos netos. Afinal, quantas pessoas de 80 anos você pode listar que navegavam na internet e assistiam séries de TV? Sim, minha vó era fã de LOST!



De muitas qualidades que ela tinha as que mais gostava eram o amor pela leitura e fato dela ser um dicionário ambulante! Não me lembro de uma vez sequer quando perguntava a ela sobre uma palavra que ela não dissesse exatamente seu significado. Amante da leitura desde nova, ela tentou passar esse vício aos filhos e netos. Com alguns conseguiu. Sempre antenada, tinha livros a indicar e a comentar o que rendiam ótimos papos.



Enfim... agora fogem-me as palavras.

Tudo que sei é : a dor vai embora, a saudade fica e o que nos resta é RECORDAR!


Que Maria esteja a seu lado, nessa nova caminhada Vó!

E como minha vida é movida a música, agora não seria diferente... Invece No.


Forse bastava respirare
Solo respirare un pò
Fino a riprendersi a ogni battito
E non cercare l'attimo
Per andar via
Non andare via

Perchè non può essere abitudine
Diciembre senza te
Chi resta qui
Spera l'impossibile

Invece no
Non c'è più tempo per spiegare
Per chiedere se ti avevo datto amore
Io sono qui
E avrei da dire ancora
Ancora

Perchè si spezzano tra i denti
Le cose più importanti
Quelle parole che non osiamo mai
E faccio un tuffo nel dolore
Per farle rissalire e riportarle qui
Una per una qui

Le senti tu?
Pesano e si posano
Per sempre su di noi
E se manchi tu
Io non so riperterle
E non riesco a dirle più

Invece no
Qui piovono i ricordi
Ed io farei di più
Di ammettere che è tardi
Come vorrei poter parlare
Ancora ancora

Invece no non ho
più tempo per spiegare
Ch avevo anch'io
Io qualcosa da sperare
Davanti a me
Qualcosa da finire insieme a te

Forse mi basta respirare
Solo respirare un pò
Forse è tardi
Forse invece no





Um comentário:

Eliane Lucélia disse...

Gostei muito de conhecer um pouquinho Dona Dinah, que bom que ela passou pela vida e não a vida passou por ela, vcs, as pessoas que ela mais amava tem muito do que se orgulhar, pois ela deixou e, ensinou, ao meu ver, as duas coisas mais importante do mundo, a união da família e, o gosto pela busca do conhecimento, isso não tem preço, agora cabe a vcs, principalmente os netos, dar continuidade a isso, tenho certeza que esteja onde estiver ela estará iluminando vcs, como sempre iluminou em vida.

*Dona Dinah, sua benção, não tive o privilégio de conhece-la pessoalmente, mas a considero também minha vozinha, pois considero uma de suas netas minha irmã de coração, muito obrigada, por fazer dos seus, cidadãos de bem, que dá valor a coisas que dinheiro nenhum pode comprar, tenho certeza que neste momento a senhora está ao lado de nosso pai celestial,coberta com o manto azul da nossa mãe Maria, por favor se encontrar com a minha vó Maria e minha bisa Luisa diga a elas que estou com saudade!!! Que a paz do Senhor esteja sempre com a senhora!*