segunda-feira, 4 de julho de 2011

[Books] Julieta - Anne Fortier









Oi, pessoas!






Faz um tempinho que não escrevo sobre livros aqui no blog e preciso me redimir. Não sei se vocês já ouviram falar desse livro - Julieta.



Quando o vi na livraria pensei, deve ser uma história sem graça falando de Romeus e Julietas da vida. Fairy tales.... Calma! Nada contra contos de fadas! Quem me conhece sabe que sou super adepta de romances e finais felizes. Porém, se tem uma história da literatura clássica que eu não engulo de jeito nenhum é "Romeu e Julieta" de Shakespeare. Acho o romance tragédia bastante exagerado e não simpatizo mesmo com a forma que nosso Bardo demontra o amor.



Levando isso em consideração, não tinha grandes expectativas quanto a Julieta. Contudo, ao começar a leitura encontrei algo diferente. A história se passa em dois tempos diferentes, o atual e 1340 quando supostamente viveram os verdadeiros Romeu e Julieta, aliás a história antiga também não se passa em Verona e sim em Siena. Ao invés de Montecchios e Capuletos temos os Tolomeis,Salimbenis e Masrecotti.




Você conhecerá Giulieta Tolomei, uma moça que vive nos Estados Unidos com a irmã, a tia e um fiel empregado. Ela perdeu a mãe logo cedo quando ainda morava na bela Siena, Itália vindo então para os USA. Com a morte da sua Tia Rose, Giulieta até então Julie Jacobs, recebe através do testamento da tia algo que sua mãe deixou a ela que pode revelar um grande segredo de família. Desolada e sem perspectivas, ela embarca para a Itália tentado desvendar porque a mãe tinha uma obsessão tão grande quanto a peça de Shakespeare. Logo no avião, ela conhece Eva Maria uma italiana simpática que fala pelos cotovelos e a apresenta a um pouco da velha história de Siena e a rivalidade dos Tolomei e Salimbeni. É tambem por meio de Eva Maria que Giulieta conhece Alessandro Santini, afilhado de Eva e um rapaz que de cara não gosta de Giulietta. Mas nossa heroína sequer imaginava o que o poder de seu nome podia despertar na pequena e então pacata Siena.



Com uma abordagem de mistério e focando a história não apenas em romance mas em quebrar uma suposta maldição em busca de um tesouro que se quer sabe-se que existe, as páginas vão sendo viradas intercalando passado e presente levando o leitor a uma busca histórica.


Para os fans do romance de Shakespeare, certamente será um prato cheio. Para mim, foi uma surpresa. Ok, não é um super livro mas é interessante.






Podem conferir!






Até mais! =)

Nenhum comentário: