segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

[Books] Feliz Dia do Leitor !!!


Olá, meus leitores! 

Resolvi fazer esse post especial para ressaltar a data de hoje e a importância da leitura nas nossas vidas. A quem diga que livros são chatos, perda de tempo, desinteressantes.... o que posso dizer dessas pessoas? Apenas que são mentes pequenas, fúteis e retrógradas. 

Em pleno século 21 atravessamos um dilema no quesito literatura. O Brasil é um país tão rico em cultura mas com tão poucos leitores. Triste saber que em média o brasileiro lê apenas 4 livros por ano, isso mesmo, 4! E dois desses permanecem inacabados ou são obrigatórios para escola ou faculdade. 

Em um país de grandes escritores não damos atenção. Prefere-re as novelas, os programas de tv, jogos de computadores e cinema. Nada contra, alguns deles ensinam mas a maior fonte de conhecimento ainda é o bom e velho livro. A tecnologia com o passar dos anos foi de certa forma uma vilã para o desenvolvimento de um país de leitores afirmam alguns estudiosos. A verdade é que ela nada tem a ver com isso. O hábito da leitura vem de casa, de pequeno, do incentivo. Eu por exemplo, uso a tecnologia em pró da leitura. Seja para escrever histórias, seja para ler um livro no celular ou tablet quando estou na rua a caminho de algum lugar, ou esperando por uma consulta. Sempre um livro me acompanha. Não saio de casa sem livro. 

Sou apaixonada por leitura. Lembro que aos 3 anos de idade ainda não sabia ler mas meu pai trazia gibis e eu olhava as figuras e inventava histórias. Quando aprendi a ler, um novo mundo se abriu para mim. A imaginação já tão viajante, começava a formar cenários a cada cena descrita de um livro. Imaginar personagens, ambientes traz uma sensação única de descoberta. Confesso que leio mais livros estrangeiros que nacionais mas sempre enfatizo que o importante é ler. 

A leitura melhora sua escrita através de vocabulário, incentiva o desenvolvimento de argumentos para discussão de diversos assuntos e melhora o seu senso crítico. Isso tudo alinhado ao prazer de conhecer culturas, mitos e histórias. Quer saber qual é uma das melhores sensações do mundo para mim? Entrar numa livraria e sentir aquele aroma de páginas impressas e café, constumo dizer que é "o cheiro da cultura". Você que costuma ler me diga se não é maravilhoso folhear um livro novo e sentir o cheirinho agradavel que emana dele?   

Portanto nesse dia do leitor, faço um pedido especial: Dê uma chance para o livro! Se você não está acostumado, comece devagar talvez um livro por mês. Quando você perceber vai estar determinando metas de leitura e conversando sobre livros interessantes com seus amigoa. 

Pense nisso!!! 

E aos leitores mais viciados como eu: 

FELIZ DIA DO LEITOR!!!  



Bjks!!!

3 comentários:

Eliane Lucélia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliane Lucélia disse...

Eu comecei a ler revistas de foto novela, que a minha mãe tinha, decorei todas, li, reli um zilhão de vezes, na minha casa ter livros nunca foi prioridade, por muito tempo, ler foi considerado sinônimo de preguiça, eu estava deixando de fazer qualquer serviço de casa para ler, e os professores tbm não ajudavam muito, fui ler um livro de verdade, conhecer o que era literatura de verdade no 1º ano do ensino médio, lembro até hoje quando a professora passou um trabalho em grupo e meu grupo teria que ler Iracema - José de Alencar, mas um dos meus companheiros de grupo se recusou ler o livro, disse que era muito difícil, que não estava entendendo nada, (na verdade ele odiava todos os livros) aí a prof resolveu trocar por Amar, Verbo Intransitivo - Mário de Andrade, Ah, eu delirei, tínhamos um mês pra ler o livro, li em 2 dias, enquanto esperava o resto da sala ler para os trabalhos, a prof ia me trazendo outros livros, li Iracema, Dom Casmurro, Quincas Borba, Brás Cubas e assim por diante, comecei a tirar 10 nas aulas de leitura (obs: até então não tínhamos aulas de leitura, foi o meu "desespero" pra ler que fez a professora inventar essa aula, mas aí a coisa virou um pesadelo pra mim, meus colegas, exceto um, começaram a me xingar, diziam que eu era uma desocupada, por isso lia tanto).

Quando meus pais viram minhas notas, aí começaram a mudar de opinião em relação a leitura, já passaram a me criticar menos, enfim. Os livros pra mim passaram a ter significados além do que vc mencionou no seu belíssimo post, por muito tempo e, ainda o é, os livros foram minha companhia, meu ouvinte, meu confidente, quando leio algo por prazer me desligo dos problemas, das mágoas, das horas, me desligo do mundo, pra mim é terapêutico, sempre uma combinação perfeita, música e livro, leio sempre ouvindo música, muitos acham estranho, mas fazer o que, se sou estranha?!

:D S2

Marlene Brandão disse...

Antes de me ausentar da leitura,tive experiências incriveis,minha professora de Fances mandou nos lermos um livro de um escritor também frances Victor Hugo"Os miseraveis",me apaixonei li ele uma 5x,na minha escola tinha a sala de leitura,toda semana eu pegava um para ler.Wntão minha mãe tive a brilhante ideia de me tirar da escola,e na nova não tinha.Minha professora do português,passou um livro por bimestre,não li nada.
Depois que você me indicou os da Nora,voltei com tudo.Pretendo permanecer.