segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

[Books] Pride & Prejudice


Em 28 de janeiro de 1813 quando publicou o livro que terminara de escrever, o romance Pride & Prejudice (Orgulho e Preconceito), Jane Austen certamente se sentiu uma vitoriosa. No seu tempo não era comum mulheres saberem ler, escrever e ter senso crítico que dirá conseguir publicar um livro! 

O que Jane Austen não sabia, sequer imaginava era que seu romance escrito em pleno século XIX pudesse ser atemporal. Quando escreveu a história de Elizabeth Bennett, carinhosamente chamada de Lizzy, Jane nos colocou a fotografia da sociedade da época que buscava sempre a aparência, o status e onde o objetivo de vida de uma menina/mulher era aprender dotes domésticos como bordar, cozinhar, entre outros para conseguir um bom casamento com um ótimo partido da sociedade. Lizzy não era uma dessas garotas. Ela queria ser mais, conhecer o mundo, a cultura de outros paises, aprender. Sua paixão? Os livros... bem isso até conhecer um certo alguém chamado Mr.Darcy. 

O primeiro encontro entre eles pode ser considerado um desastre. Ela o acha arrogante e preconceituoso além de não concordar com os pontos de vista dele para vários assuntos. Ao perceber o interesse de amigo Charles Bingley pela irmão de Lizzy, Jane Bennett, Mr.Darcy se mostra preocupado e descontente com a escolha do amigo. 

Em meio a intrigas do passado e presente da vida dos personagens, o retrato da sociedade britânica é exposta ao leitor de maneira bem humorada e com um certo sarcasmo. É impossível não se apaixonar pelas personagens principais e ficar na torcida por um "happy ever after". 

Li esse romance a anos atrás e na minha opinião é o melhor romance já escrito.Já perdi a conta de quantas vezes li esse clássico da literatura mundial. Lizzy Bennett posso me atrever a dizer, foi a primeira figura feminina independente que aprendi a cultuar. 

Algumas versões televisivas e cinematográficas foram feitas baseadas no romance sendo a mais famosa a de 2005 estrelada por Keira Knightley e Matthew Macfadyen.  

Hoje em pleno século XXI, Pride & Prejudice completa 200 anos e continua a fazer história. O romance escrito por Jane Austen aos 21 anos não poderia ser mais moderno. Caso você nunca tenha lido esse livro é sempre tempo de reparar o erro. Acreditem, vocês irão se identificar com Lizzy e vão se apaixonar por Mr.Darcy. Romeu e Julieta? Se querem conhecer o primeiro OTP da minha vida, esse é o livro!  

Fatos interessantes: 

- A primeira edição foi publicada em 1813, porém a obra fora terminada em 1797. 
- O título original era First Impressions mas nunca foi publicado com esse nome. 
- O romance gerou várias adaptações em campos das artes: filmes, minisséries e peças
- Acredita-se que o livro já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.  
- A tradução brasileira não chega aos pés do romance original (minha opinião). 

A capa da 1a edição: 
   


Bjks! 

2 comentários:

Gabi Pavani disse...

Eu ja tinha vontade de ler este livro há tempos... mas nunca consegui por falta de vergonha na cara de ir na livraria comprar o livro!
Eu não sei se o filme faz justiça ao livro, mas eu gostei muito do filme e foi por isso que tive interesse em lê-lo.
A Lizzy é realmente sensacional e o Mr. Darcy? Ah... ele é o Mr. Darcy! Nem preciso escrever né?!
Amei o post!!!

Patrícia disse...

Karen fiquei impressionada, eu sei o seu talento para escrever mas nunca reparei em o quanto vc é boa para fazer uma review tão bonita, Parabéns!!
Eu sempre tive muito respeito quanto a Jane Austen, fui ''apresentada'' a ela pela minha irmã mais velha que posso julgar uma amante pela leitura(literalmente!) que é uma grande fã de Jane, para meu desgosto conheci essa obra pelo filme, sendo hoje em dia meu filme favorito, sempre tive medo de ñ conseguir compreender a leitura completamente já que o livro é de tempos atrás, e a linguagem se encontrar um pouco diferente, mas agora vou comprar o livro e finalmente ler ele!!
Mais uma vez, Parabéns e obrigada por sempre me surpreender!!