Em 28 de janeiro de 1813 quando publicou o livro que terminara de escrever, o romance Pride & Prejudice (Orgulho e Preconceito), Jane Austen certamente se sentiu uma vitoriosa. No seu tempo não era comum mulheres saberem ler, escrever e ter senso crítico que dirá conseguir publicar um livro!

O primeiro encontro entre eles pode ser considerado um desastre. Ela o acha arrogante e preconceituoso além de não concordar com os pontos de vista dele para vários assuntos. Ao perceber o interesse de amigo Charles Bingley pela irmão de Lizzy, Jane Bennett, Mr.Darcy se mostra preocupado e descontente com a escolha do amigo.
Em meio a intrigas do passado e presente da vida dos personagens, o retrato da sociedade britânica é exposta ao leitor de maneira bem humorada e com um certo sarcasmo. É impossível não se apaixonar pelas personagens principais e ficar na torcida por um "happy ever after".
Li esse romance a anos atrás e na minha opinião é o melhor romance já escrito.Já perdi a conta de quantas vezes li esse clássico da literatura mundial. Lizzy Bennett posso me atrever a dizer, foi a primeira figura feminina independente que aprendi a cultuar.
Algumas versões televisivas e cinematográficas foram feitas baseadas no romance sendo a mais famosa a de 2005 estrelada por Keira Knightley e Matthew Macfadyen.
Hoje em pleno século XXI, Pride & Prejudice completa 200 anos e continua a fazer história. O romance escrito por Jane Austen aos 21 anos não poderia ser mais moderno. Caso você nunca tenha lido esse livro é sempre tempo de reparar o erro. Acreditem, vocês irão se identificar com Lizzy e vão se apaixonar por Mr.Darcy. Romeu e Julieta? Se querem conhecer o primeiro OTP da minha vida, esse é o livro!
Fatos interessantes:
- A primeira edição foi publicada em 1813, porém a obra fora terminada em 1797.
- O título original era First Impressions mas nunca foi publicado com esse nome.
- O romance gerou várias adaptações em campos das artes: filmes, minisséries e peças
- Acredita-se que o livro já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.
- A tradução brasileira não chega aos pés do romance original (minha opinião).
A capa da 1a edição:
Bjks!
2 comentários:
Eu ja tinha vontade de ler este livro há tempos... mas nunca consegui por falta de vergonha na cara de ir na livraria comprar o livro!
Eu não sei se o filme faz justiça ao livro, mas eu gostei muito do filme e foi por isso que tive interesse em lê-lo.
A Lizzy é realmente sensacional e o Mr. Darcy? Ah... ele é o Mr. Darcy! Nem preciso escrever né?!
Amei o post!!!
Karen fiquei impressionada, eu sei o seu talento para escrever mas nunca reparei em o quanto vc é boa para fazer uma review tão bonita, Parabéns!!
Eu sempre tive muito respeito quanto a Jane Austen, fui ''apresentada'' a ela pela minha irmã mais velha que posso julgar uma amante pela leitura(literalmente!) que é uma grande fã de Jane, para meu desgosto conheci essa obra pelo filme, sendo hoje em dia meu filme favorito, sempre tive medo de ñ conseguir compreender a leitura completamente já que o livro é de tempos atrás, e a linguagem se encontrar um pouco diferente, mas agora vou comprar o livro e finalmente ler ele!!
Mais uma vez, Parabéns e obrigada por sempre me surpreender!!
Postar um comentário