domingo, 27 de janeiro de 2013

Reflexão de uma Escritora - Valores


Na semana que passou, eu parei por algumas horas para pensar no que acontece com as pessoas ultimamente. Desde Dezembro tudo que vejo em noticiários é fulano mata ciclano por R$ 3, 7, 3000 e isso me fez perceber que estamos vivendo um momento onde tudo começa a se tornar banal. Matar é banal. Claro que não tentei analisar o problema e esse post definitivamente não é para isso. Porém, não posso deixar de apontar uma das causas e aposto que muitos concordarão comigo. Onde estão os valores? Quais são os valores nesse século XXI? 

Desde pequena meus pais me ensinaram o que era importante e criaram em mim a percepção do certo e errado, a ser honesta, respeitar o outro e especialmente os mais velhos, a ética, a moral, a família - valores que carrego até hoje. Aprendi que devemos lutar pelo que acreditamos, estudar e trabalhar para crescer e podermos ter aquilo que desejamos sempre de maneira honesta. Não há melhor sensação do que a de deitar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos, sem culpa. 

Infelizmente, os valores que aprendi a alguns anos parecem ter sido esquecidos pela sociedade. Não estou generalizando mas onde pretendemos chegar ao ver filhos matando pais, desconhecidos matando por trocados, a vida humana tão fragilmente exposta ao acaso. 

Vemos pessoas zoando com a dor e da tragédia de outras pessoas, autoridades que demonstram compaixão mas depois esquecem de fazer justiça, mídia informa e depois esquece. E nós Brasileiros sensibilizados e com tanta gana de ajudar mas que rapidamente esqueceremos de cobrar os governantes por segurança, zelo e punição corretamente aplicada. Resumindo, um universo de contradições! 

Não me iludo, continuarei a exigir meus direitos mas querem um conselho importante para driblar tudo isso? Resgatem os valores, aqueles que estão iniciando uma família ensinem o melhor aos seus filhos, pratiquem o amor. Ensinem e aprendam, critiquem quando necessário. Comece pela sua casa. 

Minha intenção aqui não é dar lição de moral, longe disso! Sou cheia de defeitos e aprendo todos os dias algo novo. Contudo, existem certas coisas que precisam ser ditas e lembradas. 

Ensinar e recuperar valores, tarefa difícil. No fundo esse é um trabalho individual, de formiguinha e quem sabe daqui a alguns anos teremos uma sociedade melhor? 

Bjks! 

2 comentários:

Gabi Pavani disse...

Karen, você foi excepcional neste post! Parabéns! Como vc escreve bem!!!

Marlene Brandão disse...

Parabéns ká!
cê falou tudo,bem não sou perfeita mas ainda trago comigo valores que aprendi ainda quando crianças pela minha familia,uma delas é pedir bença das pessoas mais velhas,hoje em dia poucas fazem isto,sempre paro e escuto o que uma pessoa que já viveu coisa que hoje sou em quem vive,posso até não seguir todos os conselhos mais para e reflito.
amei suas palavras!