quinta-feira, 29 de março de 2012

Livros - O Melhor Amigo da Imaginação

Hoje eu li uma reportagem no Estadão que me deixou extremamente triste. O headline era o seguinte :


"Cai número de leitores no país e metade não lé" - abaixo o link:




Dois livros por ano, isso contando os livros abandonados. Os dados são alarmantes. Quantos nem se quer se sentem interessados pela leitura, ou não pisam em bibliotecas? Tempo (a falta dele) não é desculpa! Conheço várias pessoas que aproveitam o tempo rumo ao trabalho, escola, faculdade em metrôs, ônibus e afins para ler.


O desinteresse começa dentro de casa. Alguns empolgam-se com a professora mas a dura realidade mostra que estamos longe e piorando, da situação ideal. Que cidadãos estamos criando para o mundo? Pessoas que não conseguem falar bem ou escrever razoavelmente, sem conteúdos ou impulsionadas por modismos errados?


85% dos brasileiros preferem ver TV. Porque? Para ver uma novela de final sofrível para não dizer uma palavra pior? Big Brother? Programas que expõe pessoas ao ridículo? Garanto que as aventuras dos livros dão outra perspectivas se comparadas aos dramalhões fictícios das novelinhas grobais!!!


Sei que livros são caros, de difícil acesso a muitas pessoas então vou propor algo a nós leitores viciados e orgulhosos : que tal dar uma olhada na sua estante, separar alguns títulos e doar ou a escola ou a alguém que você conhece e gosta de ler?


Incentive a leitura, comece com os pequenos. Faça dela um hábito. Serão migalhas, sementes mas um passo importante para virar esse jogo.


#DesligueaTVLeiaumLivro --- adote essa idéia!!!

Um comentário:

Eliane Lucélia disse...

Tow contigo e não abro gêmea, super apoiado, não adianta a gente ser a 6ª economia do mundo e as pessoas continuarem a ser ignorantes e alienadas.